Conselho Fiscal

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o Conselho Fiscal é um órgão independente da administração e da auditoria externa da Companhia. A responsabilidade principal do Conselho Fiscal é fiscalizar os atos dos administradores e analisar as demonstrações financeiras, relatando suas observações aos acionistas.

O Conselho Fiscal da Alupar é de caráter não permanente. Atualmente, a Companhia possui um Conselho Fiscal instalado na Assembleia Geral Ordinária Extraordinária da Companhia, realizada em 11 de Abril de 2022, com funcionamento até a assembleia geral ordinária que aprovará as contas do exercício social a se encerrar em 31 de dezembro de 2022.

Atualmente, compõem o Conselho Fiscal:

João Ricardo Pereira da Costa

Brasileiro, nascido em 08 de setembro de 1962, economista e contador, bacharel em economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ e em Ciências Contábeis pela Universidade Santa Úrsula. Registrado na CVM, Conselheiro Fiscal credenciado pelo IBGC e credenciado na IFRS. Possui 37 anos de experiência em auditoria na Ernst & Young, dos quais 20 como sócio responsável por auditorias de demonstrações financeiras e processos de emissão de títulos, dívida e ações no Brasil e no exterior, com foco nos setores de Telecom, Mineração, Siderurgia, Real Estate, Entertainment e Seguros. Forte experiência com clientes norte americanos e internacionais, Foreign Private Issues (“FPIs”) e SOX. Reportes em IFRS e US GAAP. Atualmente é membro do Comitê de Auditoria do Grupo ALGAR, eleito em abril de 2021 e membro e presidente do Conselho Fiscal do Grupo Notre Dame Intermédica, eleito em março de 2020. Com fluência na língua inglesa e amplo conhecimento nos idiomas: espanhol, francês e italiano. Eleito como Presidente do Conselho Fiscal da Companhia em 11 de abril de 2022, data em que tomou posse; seu mandato se estenderá até a assembleia geral ordinária que aprovará as contas do exercício social a se encerrar em 31 de dezembro de 2022

Luiz Carlos de Azevedo Ribeiro

Brasileiro, nascido em 05 de março de 1940, advogado, Bacharel pela Universidade de Direito de São Paulo – USP, especializado em Direito Agrário e Economia Agrária pela Universidade de São Paulo, cursos de extensão em Direito Civil, Direito Comercial, Direito Imobiliário, Família e Sucessões. Com mais de 50 anos de atuação na advocacia em escritório próprio. Já foi Sócio gerente e fundador da Azevedo Ribeiro, Saad, Martins, Leite (1982); Consultor jurídico da Presidência da Fepasa (1981/1982), Assessor jurídico da Fundação Centro de Pesquisas de Oncologia (1975/1980), Coordenador Administrativo do Programa de Prevenção do Câncer no Estado de São Paulo (1978/1980), Subchefe da Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo (1973/1975), Oficial do Gabinete do Governador Laudo Natel (1971/1973), Diretor jurídico do Grupo Massi/Someco S.A. (1964/1971). Eleito como membro efetivo do Conselho Fiscal da Companhia em 11 de abril de 2022, data em que tomou posse; seu mandato se estenderá até a assembleia geral ordinária que aprovará as contas do exercício social a se encerrar em 31 de dezembro de 2022.

Wilson Donizeti Lopes de Azevedo

Cristiane dos Santos Barbosa

Brasileira, nascida em 13 de julho de 1964, Contadora, graduada em Ciências Contábeis pela Pontificie Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, com mais de 29 anos de experiência em cargo de Gerente Contábil de empresas, atualmente atua como Gerente Contábil da Cime Administração S.A., com experiências e conhecimentos de cursos de extensão em aspectos contábeis em reorganizações societárias, contabilidade de terceiro setor, contabilidade em agronegócios, e normas contábeis de alta qualidade. Eleita como membro suplente do Conselho Fiscal da Companhia em 11 de abril de 2022, data em que tomou posse; seu mandato se estenderá até a assembleia geral ordinária que aprovará as contas do exercício social a se encerrar em 31 de dezembro de 2022.

Danila de Jesuz Botassim Felisale

Brasileira, nascida em 03 de setembro de 1978, gerente administrativo financeira, graduada em Tecnologia em Gestão de Sistemas de Informações para o Setor Financeiro pela Universidade Bandeirantes. Possui vasta experiência na área administrativa, como assistente administrativa da gerência da Cavan Pré Moldado S.A., de 2007 até 2011 e, atualmente é assistente administrativa da Diretoria da Cavan Rocbra Indústria e Comércio de Pré Moldado S.A. Eleita como membro suplente do Conselho Fiscal da Companhia em 11 de abril de 2022, data em que tomou posse; seu mandato se estenderá até a assembleia geral ordinária que aprovará as contas do exercício social a se encerrar em 31 de dezembro de 2022.

Marcele Escudeiro

Brasileira, nascida em 28 de agosto de 1979, Advogada, graduada em Direito pela Universidade São Marcos, Mestre em Direito com ênfase em Direito Difuso e Coletivos pela Universidade Unimes. Com experiência profissional na advocacia há mais de 20 anos, passando por jurídico de instituição financeira, escritórios de advocacia e jurídicos de empresas. Possui cursos de extensão em Direito Processual Civil, Trabalhista e Direito do Consumidor e tem conhecimento dos idiomas inglês e espanhol. Eleita como membro suplente do Conselho Fiscal da Companhia em 11 de abril de 2022, data em que tomou posse; seu mandato se estenderá até a assembleia geral ordinária que aprovará as contas do exercício social a se encerrar em 31 de dezembro de 2022.

Diretoria

Os diretores da Alupar Investimento S.A. são os representantes legais e responsáveis pela administração executiva diária da Companhia. Executam a política, as diretrizes e as atividades relacionadas ao objeto social da Companhia, empregando os meios para que as deliberações e diretrizes fixadas pelo Conselho de Administração sejam observadas.

De acordo com o Estatuto Social da Companhia, sua diretoria deve ser composta por até seis membros que são eleitos pelo Conselho de Administração para um mandato unificado de dois anos, sendo permitida a reeleição. O Conselho de Administração pode destituir qualquer diretor antes do término de seu mandato. Qualquer que seja a data de eleição, os respectivos mandatos terminarão na data da assembleia geral que examinará as contas relativas ao último exercício de suas gestões.

Atualmente, a Diretoria é composta pelo: (i) Diretor-Presidente; (ii) Diretor Vice-Presidente e Administrativo-Financeiro; (iii) Diretor Comercial e Técnico; e (iv) Diretor de Relações com Investidores.

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, cada membro da diretoria deve residir no país e pode ser acionista ou não. Além disso, no máximo, um terço dos cargos do Conselho de Administração pode ser preenchido por membros da diretoria.

Nome Cargo Data de eleição
Diretor Presidente 13/05/2019

Paulo Roberto de Godoy Pereira., Bacharel em administração de empresas pela Universidade Mackenzie. Desde 2006 é Presidente da Alupar. Foi também entre 2004 e 2014 Presidente da ABDIB – Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústrias de Base, composta pelas maiores companhias/empresários na área de infraestrutura. É conselheiro titular do CDES – Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social desde 2003, e também membro do Conselho Consultivo da FEBRABAN. Participou também de diversas entidades e instituições do setor de infraestrutura: APEOP – Associação Paulista de Empresários de Obras Públicas (Presidente – 6 anos); Câmara Brasileira da Indústria de Construção (Vice-Presidente); Fórum Nacional da Construção Pesada (Coordenador), CNDI, COINFRA, FNI e Comissão Brasil – Alemanha de Investimentos em Infraestrutura e Energia.

Diretor Vice-Presidente, Diretor Administrativo-Financeiro e de Relações com Investidores 13/05/2019

José Luiz de Godoy Pereira. Bacharel em engenharia civil pela Universidade Mackenzie. Possui mais de 17 anos de experiência no setor de construção, infraestrutura e energia. Atuou na área de engenharia da Cia. Técnica, com atuação nas áreas de prestação de serviços de engenharia e TV a cabo. Ocupa o cargo de diretor Vice-Presidente e diretor administrativo financeiro na Alupar desde 11 de julho de 2007, tendo também ocupado o cargo de diretor de relações com investidores entre 25 de setembro de 2007 e 07 de novembro de 2011. Em 20 de maio de 2014 assumiu o cargo de Diretor de Relações com Investidores.

Diretor Comercial e Diretor Técnico 13/05/2019

Ênio Luigi Nucci. Bacharel em Engenharia Elétrica pela Universidade de Mogi das Cruzes. Possui mais de vinte e cinco anos de experiência no setor de infraestrutura e energia, tendo atuado na administração executiva Schahin Engenharia, Eletromontagens Engenharia e Cia.Técnica. É diretor comercial e técnico da Alupar desde 2006.

Conselho de Administração

O Conselho de Administração é o órgão de deliberação colegiada, responsável pelo estabelecimento das políticas e diretrizes dos negócios da Alupar, incluindo sua estratégia de longo prazo, o controle e a fiscalização de desempenho. É responsável, também, dentre outras atribuições, pela eleição e destituição dos membros da Diretoria e fiscalização de sua gestão e nomeação e destituição dos auditores independentes.

O Conselho de Administração da Alupar reúne-se, sempre que convocado por seu Presidente, ou, em caso de ausência ou impedimento temporário deste, por seu Vice-Presidente, com antecedência mínima de 5 dias em primeira convocação e de 2 dias em segunda convocação, devendo a convocação estar acompanhada da ordem do dia. As reuniões do Conselho de Administração somente se instalarão, em primeira convocação, com a presença da maioria de seus membros em exercício e, em segunda convocação, com qualquer quorum, sendo que qualquer deliberação deverá ser tomada mediante o voto favorável da maioria dos membros em exercício, observados os casos de ausências temporárias e vacâncias, nos termos do estatuto social da Companhia, cabendo ao Presidente do Conselho de Administração o voto de qualidade.

Os membros do Conselho de Administração são eleitos por assembleia geral, para um mandato de 2 anos, permitida a reeleição. Independentemente da data de eleição dos membros do Conselho de Administração, os respectivos mandatos terminarão na data da Assembleia Geral que examinar as contas relativas ao último exercício de suas gestões.

Nome Cargo Data de eleição
Presidente do Conselho de Administração 29/04/2019

José Luiz de Godoy Pereira. Bacharel em engenharia civil pela Universidade Mackenzie. Possui mais de 17 anos de experiência no setor de construção, infraestrutura e energia. Atuou na área de engenharia da Cia. Técnica, com atuação nas áreas de prestação de serviços de engenharia e TV a cabo. Ocupa o cargo de diretor Vice-Presidente e diretor administrativo financeiro na Alupar desde 11 de julho de 2007, tendo também ocupado o cargo de diretor de relações com investidores entre 25 de setembro de 2007 e 07 de novembro de 2011. Em 20 de maio de 2014 assumiu o cargo de Diretor de Relações com Investidores.

Vice-Presidente do Conselho de Administração 29/04/2019

Paulo Roberto de Godoy Pereira. Bacharel em administração de empresas pela Universidade Mackenzie. Desde 2006 é Presidente da Alupar. Foi também entre 2004 e 2014 Presidente da ABDIB – Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústrias de Base, composta pelas maiores companhias/empresários na área de infraestrutura. É conselheiro titular do CDES – Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social desde 2003, e também membro do Conselho Consultivo da FEBRABAN. Participou também de diversas entidades e instituições do setor de infraestrutura: APEOP – Associação Paulista de Empresários de Obras Públicas (Presidente – 6 anos); Câmara Brasileira da Indústria de Construção (Vice-Presidente); Fórum Nacional da Construção Pesada (Coordenador), CNDI, COINFRA, FNI e Comissão Brasil – Alemanha de Investimentos em Infraestrutura e Energia.

Conselheiro 10/11/2020

Conselheiro 29/04/2019

Marcelo Tosto de Oliveira Carvalho. Administrador de empresas formado em administração de empresas pela Faculdade de Administração da Fundação Armando Alvares Penteado (“FAAP”) em 1980. Desde 2000 atua como Diretor Administrativo e Financeiro das seguintes empresas: Empresa Amazonense de Transmissão de Energia S/A – EATE; Empresa Paraense de Transmissão de Energia S/A – ETEP; Empresa Norte de Transmissão de Energia S/A – ENTE; Empresa Regional de Transmissão de Energia S/A – ERTE; Empresa Catarinense de Transmissão de Energia S/A – ECTE; Empresa Brasileira de Transmissão de Energia S/A – EBTE; Sistema de Transmissão Catarinense S/A – STC; Companhia Transmissora de Energia Elétrica; Empresa Santos Dumont de Energia S/A – ESDE e da Empresa de Transmissão Serrana S/A – ETSE.

Suplente do Conselho de Administração 29/04/2019

Oswaldo Errerias Ortega. Formado em Ciências Econômicas e cursou o CEADE/ USP/ Eletrobrás. Possui 46 anos de experiência no setor elétrico. Tendo atuado na CPFL e na CESP no M.M.E e Comissão Nacional de Energia em Brasília e posteriormente na TBE no cargo de Diretor Administrativo e Conselheiro Administrativo financeiro da ECTE e Gerente Administrativo Financeiro das das empresas desse grupo até 31 de março de 2012. Exerceu o cargo de Gerente General (CEO) da Transchile com sede em Santiago – Chile. Atual Diretor das seguintes empresas Empresa de Transmissão do Espirito Santo S.A. – ETES, Empresa de Transmissão de Energia do Mato Grosso S.A. – ETEM, Empresa de Transmissão de Várzea Grande S.A. – ETVG e Transmissora Matogrossense de Energia S.A. – TME.

Conselheiro Independente 29/04/2019

Humberto Falcão Martins é graduado em Administração (UnB, 1986), Mestre em Administração Pública (EBAPE/FGV, 1995), Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Enap, 1996) e Doutor em Administração (EBAPE/FGV, 2003). Já ocupou posições executivas em empresas privadas e na administração pública, em especial no Ministério da Administração e Reforma do Estado e no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, onde foi Secretário de Gestão, delegado do Brasil no Comitê de Gestão Pública da OCDE e Presidente da Rede de Gestão Pública e Transparência do BID. Pertenceu à carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Lecionou durante 20 anos em instituições de ensino superior em cursos de graduação e pós graduação, em particular junto à Fundação Getulio Vargas. Atualmente, é professor da EBAPE, da Fundação Dom Cabral e de escolas de governo no Brasil e no exterior. É palestrante, autor de publicações e consultor junto a organismos internacionais em temas relacionados à gestão pública. É Diretor do Instituto Publix, onde tem, nos últimos 15 anos, desenvolvido metodologias inovadoras e colaborado em iniciativas protagônicas de transformação da gestão pública.

Conselheiro 29/04/2019
Jair Luis Mahl. Formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Controladoria, Mercado de Capitais e Gestão Pública. Atualmente exerce o cargo de Vice-Presidente de Habitação na CAIXA, desde novembro de 2018. Experiência Profissional: funcionário da CAIXA desde 1990, tem experiência na área de Riscos e Varejo; atuou ainda à frente da Diretoria de Reestruturação de Grandes Exposições e respondeu interinamente pela Vice-Presidência de Atacado. Atualmente também é membro da diretoria executiva da FEBRABAN. Conselheiro associado ao Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC.
Conselheiro Independente 29/04/2019
Rogério Paulo Calderón Peres Administrador de empresas formado pela Fundação Getulio Vargas – SP e em Ciência Contábeis pela Fundação Paulo Eiró – SP. Cursos de Pós Graduação: E-Business Education Series – Darden Graduate School of Business Administration da University of Virginia; Summer Executive Business School, Estudos de Casos em Empresas de Consumo e Varejo – University of Western Ontario, Canadá; Estratégia e Organização Empresarial e Treinamento, Orientação de Pessoas, Liderança e Transformação – Princeton University – Center for Executive Development Faculty; Gerenciamento de Educação Continuada e Treinamentos Profissionais – PWC Arundel, Inglaterra; Finanças e Decisão de Investimentos – Análises e Métricas – Fundação Getulio Vargas-SP – Executive Business Development; “Making Corporate Boards More Effective”, na Harvard Business School em novembro/2013. Experiência profissional: Atuou de 1981 a 2003, como sócio na PricewaterhouseCoopers, nas áreas de Auditoria, Consultoria e Tributária, e prestou serviço para Alpargatas, Bunge, Colgate, Danone, Johnson & Johnson, Klabin, Netlé, Rhodia, Santista Textil, Seara, Syngenta e Votorantim. Atuou de 2003 a 2005 nas empresas Fosfertil, Ultrafertil e Fertifos como membro do conselho de administração. Nas empresas Fundação Bunge, Bungeprev e Fosfertil foi Membro do Comitê de Auditoria. E na empresa Bunge Brasil e Fertifos atuou como diretor. Ainda nesse período foi Diretor Vice-Presidente de Administração e Finanças, na área legal, tributária e tecnologia da informação. Atuou de 2006 a Junho de 2007 no Grupo Bunge em que conduziu um projeto viabilizando a criação da Produzir Fomento Agrícola Comércio e Exportação S.A., uma joint venture entre a Bunge Ltd. e a E.I.DuPont, na qual atuou como Diretor Financeiro. Atuou de junho de 2007 a setembro de 2007 no Unibanco – União de Bancos Brasileiros S.A. como membro do Conselho Fiscal. Atuou de setembro de 2007 a outubro de 2009 como Diretor Executivo no Unibanco S.A. Entre 2007 e 2008 atuou como membro do Conselho Fiscal da Company S.A. (atual Brookfield S.A.). Atuou de 2009 a 2014 no Itaú Unibanco S.A. como diretor. Atuou de 2009 a 2014 no Itaú Unibanco Holding S.A. como diretor. Atuou de 2013 a 2014 na Tecnisa S.A. como membro do Conselho de Administração. Atuou de 2014 a 2016 no Grupo HSBC, como Diretor Financeiro e como membro do HSBC Finance Management Board e do HSBC Latin America Managerial Committee. O Sr. Rogério Paulo Calderón Peres enquadra-se como Conselheiro Independente, nos termos do artigo 2.1 do Regulamento do Nível 2 de Governança Corporativa da B3.