Forte geração de caixa e previsibilidade de receita. Os contratos de concessão do segmento de transmissão da Alupar tem duração de 30 anos e alguns perpétuos na América Latina e preveem um fluxo extremamente estável de receitas que proporcionam uma fonte previsível de recursos para sustentar os seus investimentos futuros. As receitas de transmissão da Alupar não dependem do volume de energia elétrica transmitido em sua rede e são reajustadas anualmente, com base na inflação, medida pelo IGP-M, IPCA e PPI. A regulamentação do segmento de transmissão de energia elétrica estabelece mecanismos de proteção contra inadimplência e de proteção contra alterações tributárias, fatores esses que conferem segurança a previsibilidade de receitas. No segmento de geração, exceto por algumas características inerentes ao segmento, grande parte das características citadas acima também se aplicam, e a Companhia começou a se beneficiar desse fluxo de recursos devido ao início das operações das geradoras de energia que ocorrem desde o ano de 2010. Isso faz com que a Alupar hoje conte com elevado ratings de crédito na escala nacional (AAA (bra) e BB+ na escala internacional, classificados pela Fitch Ratings, uma das três principais empresas internacionais de rating de crédito, estando muito próximo dos ratings soberanos atribuídos ao Brasil.
Experiência na identificação, desenvolvimento e execução de projetos de infraestrutura relacionados ao setor de energia. A administração da Alupar tem, em média, mais de 25 anos de experiência no setor de infraestrutura brasileiro, particularmente no desenvolvimento de projetos greenfield de transmissão e geração de energia. A Alupar acredita que esta experiência coloca a Companhia em uma posição privilegiada para identificar e executar novos projetos, bem como contribui para garantir a rentabilidade do negócio e criação de valor para o acionista. Esta capacidade de planejamento e execução de projetos, fruto da experiência e comprometimento dos profissionais, se traduz em eficiência, alta disponibilidade dos sistemas de transmissão dos seus empreendimentos, e investimentos feitos dentro dos prazos e orçamentos da ANEEL.
Instalações novas e modernas com maior eficiência operacional. Todas as linhas de transmissão e subestações da Companhia iniciaram suas operações a partir de 2002 e todas as unidades de geração a partir de 2010. A Alupar acredita que suas instalações continuarão a apresentar um dos melhores níveis de disponibilidade do setor por diversos anos e preservarão os atuais níveis de receitas com baixo investimento de manutenção operacional. Desta forma, além de minimizar o risco de redução da receita, haverá maior disponibilidade de recursos para investimentos em novos projetos que contribuirão para o crescimento da Companhia.
Competitividade e rentabilidade por meio de parcerias estratégicas. A Alupar tem experiência em identificar parceiros estratégicos com qualidades complementares para o desenvolvimento de novos projetos. A Companhia acredita que estas parcerias permitem: (i) aperfeiçoar o seu conhecimento operacional por meio da troca de experiências com seus parceiros; (ii) mitigar os riscos de grandes empreendimentos, por meio da divisão dos investimentos e melhor acesso às fontes de financiamento ; e (iii) ganhar competitividade para o desenvolvimento de novos negócios, através de participação conjunta em leilões de concessão onde o parceiro e a Alupar se utilizam de conhecimentos complementares para maximização do retorno do empreendimento.