Estratégia e Vantagens Competitivas

Forte geração de caixa e previsibilidade de receita. Os contratos de concessão do segmento de transmissão da Alupar tem duração de 30 anos e preveem um fluxo extremamente estável de receitas que proporcionam uma fonte previsível de recursos para sustentar os seus investimentos futuros. As receitas de transmissão da Alupar não dependem do volume de energia elétrica transmitido em sua rede e são reajustadas anualmente, com base na inflação, medida pelo IGP-M ou IPCA. A regulamentação do segmento de transmissão de energia elétrica estabelece mecanismos de proteção contra inadimplência e de proteção contra alterações tributárias, fatores esses que conferem segurança a previsibilidade de receitas. No segmento de geração, exceto por algumas características inerentes ao segmento, grande parte das características citadas acima também se aplicam, e a Companhia começou a se beneficiar desse fluxo de recursos devido ao início das operações das geradoras de energia que ocorrem desde o ano de 2010. Isso faz com que a Alupar hoje conte com elevado ratings de crédito na escala nacional classificados pela Fitch Ratings (AA+ (bra), uma das três principais empresas internacionais de rating de crédito, estando muito próximo dos ratings soberanos atribuídos ao Brasil.

Experiência na identificação, desenvolvimento e execução de projetos de infraestrutura relacionados ao setor de energia. A administração da Alupar tem, em média, mais de 20 anos de experiência no setor de infraestrutura brasileiro, particularmente no desenvolvimento de projetos greenfield de transmissão e geração de energia. A Alupar acredita que esta experiência coloca a Companhia em uma posição privilegiada para identificar e executar novos projetos, bem como contribui para garantir a rentabilidade do negócio e criação de valor para o acionista. Esta capacidade de planejamento e execução de projetos, fruto da experiência e comprometimento dos profissionais, se traduz em eficiência, alta disponibilidade dos sistemas de transmissão dos seus empreendimentos, e investimentos feitos dentro dos prazos e orçamentos da ANEEL. 

Instalações novas e modernas com maior eficiência operacional. Todas as linhas de transmissão e subestações da Companhia iniciaram suas operações a partir de 2002 e todas as unidades de geração a partir de 2010. A Alupar acredita que suas instalações continuarão a apresentar um dos melhores níveis de disponibilidade do setor por diversos anos e preservarão os atuais níveis de receitas com baixo investimento de manutenção operacional. Desta forma, além de minimizar o risco de redução da receita, haverá maior disponibilidade de recursos para investimentos em novos projetos que contribuirão para o crescimento da Companhia.

Competitividade e rentabilidade por meio de parcerias estratégicas. A Alupar tem experiência em identificar parceiros estratégicos com qualidades complementares para o desenvolvimento de novos projetos. A Companhia acredita que estas parcerias permitem: (i) aperfeiçoar o seu conhecimento operacional por meio da troca de experiências com seus parceiros; (ii) mitigar os riscos de grandes empreendimentos, por meio da divisão dos investimentos e melhor acesso às fontes de financiamento ; e (iii) ganhar competitividade para o desenvolvimento de novos negócios, através de participação conjunta em leilões de concessão onde o parceiro e a Alupar se utilizam de conhecimentos complementares para maximização do retorno do empreendimento.

A estratégia da Alupar está pautada nas seguintes diretrizes:

Prospectar e elaborar minuciosamente projetos de investimentos para assegurar o maior retorno com menor risco possível. A Alupar avalia de modo detalhado cada oportunidade que seja coerente com os objetivos da Companhia e busca identificar e controlar de forma eficaz os diversos riscos envolvidos utilizando-se das melhores práticas de mercado. A Companhia prioriza projetos que assegurem previsibilidade de receita e menor risco de execução para obter retorno do investimento compatível com as premissas utilizadas no planejamento. A Companhia procura sempre utilizar recursos de terceiros em condições satisfatórias mantendo sua estrutura de capital equilibrada de modo a maximizar valor para seus acionistas. Por fim, a Alupar busca atingir esses objetivos selecionando cuidadosamente oportunidades de investimento, que estejam alinhadas com o seu foco na criação de valor para o acionista.

Priorizar novos investimentos em geração com foco em projetos de pequeno e médio porte. A Alupar direcionará seus futuros investimentos em geração para projetos greenfield de pequeno e médio porte. A Companhia acredita que as Pequenas Centrais Hidrelétricas - PCHs apresentam vantagens construtivas, operacionais e técnicas em relação aos projetos de grande porte, dentre as quais: (i) menor risco de produzir impacto ambiental; (ii) menor complexidade de construção; (iii) possibilidade de negociar 100% da energia gerada no mercado livre, ambiente em que as tarifas não são reguladas pelo Governo; e (iv) descontos nas Tarifas de Uso do Sistema Elétrico - TUST e TUSD. Adicionalmente, a Alupar analisará qualquer oportunidade de investimento em fontes alternativas de energia que contenham incentivos governamentais e apresentem níveis de rentabilidade adequados. A Companhia preza pela diversificação geográfica de sua matriz energética como forma de diluir riscos.

Participar ativamente dos próximos leilões de concessão de transmissão e geração no Brasil. Até 2023, segundo o Plano Decenal de Energia do Governo Federal, aproximadamente, R$ 260 bilhões em investimentos serão destinados para novos projetos de transmissão e geração de energia. A Alupar pretende aproveitar essas oportunidades de crescimento por meio do desenvolvimento de projetos greenfield nos segmentos de transmissão e geração de energia no Brasil. A Companhia acredita estar plenamente preparada para participar dos leilões futuros, em vista do know-how de seus profissionais na prospecção, elaboração, planejamento e condução de projetos de infraestrutura, que permitem à Companhia: (i) implementar projetos desde a sua concepção até a sua efetiva operação respeitando rigoroso planejamento; (ii) maximizar o uso de capital de terceiros com pleno respeito aos índices de cobertura e às instituições credoras; e (iii) formar parcerias e sociedades para reduzir riscos.

Desenvolver parcerias estratégicas com outras empresas do setor. A Alupar concentra suas atividades em projetos de pequeno e médio porte. Não obstante, procura estabelecer parcerias estratégicas com empresas de reconhecida capacidade técnica e financeira a fim de eventualmente viabilizar empreendimentos de médio e grande porte no setor. Atualmente a Companhia detém o controle de praticamente todos os ativos operados com outros sócios.

Financiamento individualizado dos projetos de suas Subsidiárias. Ainda que sob coordenação da Alupar, os financiamentos dos projetos de cada uma das subsidiárias são por elas contratados de forma individualizada em relação às demais subsidiárias com a colaboração financeira de terceiros estruturada sob a forma de project finance. Tal estratégia tem por objetivo: (i) otimizar o uso de recursos de terceiros ao adequar as características da dívida ao perfil e prazo da geração de caixa do projeto; e (ii) permitir a segregação de riscos entre os projetos à medida que os recursos de cada Subsidiária ficam restritos apenas aos respectivos projetos.