Diretoria e Conselho de Administração

O Conselho de Administração é o órgão de deliberação colegiada, responsável pelo estabelecimento das políticas e diretrizes dos negócios da Alupar, incluindo sua estratégia de longo prazo, o controle e a fiscalização de desempenho. É responsável, também, dentre outras atribuições, pela eleição e destituição dos membros da Diretoria e fiscalização de sua gestão e nomeação e destituição dos auditores independentes. 

O Conselho de Administração da Alupar reúne-se, sempre que convocado por seu Presidente, ou, em caso de ausência ou impedimento temporário deste, por seu Vice-Presidente, com antecedência mínima de 5 dias em primeira convocação e de 2 dias em segunda convocação, devendo a convocação estar acompanhada da ordem do dia. As reuniões do Conselho de Administração somente se instalarão, em primeira convocação, com a presença da maioria de seus membros em exercício e, em segunda convocação, com qualquer quorum, sendo que qualquer deliberação deverá ser tomada mediante o voto favorável da maioria dos membros em exercício, observados os casos de ausências temporárias e vacâncias, nos termos do estatuto social da Companhia, cabendo ao Presidente do Conselho de Administração o voto de qualidade.

Os membros do Conselho de Administração são eleitos por assembleia geral, para um mandato de 2 anos, permitida a reeleição. Independentemente da data de eleição dos membros do Conselho de Administração, os respectivos mandatos terminarão na data da Assembleia Geral que examinar as contas relativas ao último exercício de suas gestões.

Nome Cargo Data de eleição
Presidente do Conselho de Administração 25/04/2017

José Luiz de Godoy Pereira. Bacharel em engenharia civil pela Universidade Mackenzie. Possui mais de 17 anos de experiência no setor de construção, infraestrutura e energia. Atuou na área de engenharia da Cia. Técnica, com atuação nas áreas de prestação de serviços de engenharia e TV a cabo. Ocupa o cargo de diretor Vice-Presidente e diretor administrativo financeiro na Alupar desde 11 de julho de 2007, tendo também ocupado o cargo de diretor de relações com investidores entre 25 de setembro de 2007 e 07 de novembro de 2011. Em 20 de maio de 2014 assumiu o cargo de Diretor de Relações com Investidores.

Vice-Presidente do Conselho de Administração 25/04/2017

Paulo Roberto de Godoy Pereira. Bacharel em administração de empresas pela Universidade Mackenzie. Desde 2006 é Presidente da Alupar. Foi também entre 2004 e 2014 Presidente da ABDIB – Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústrias de Base, composta pelas maiores companhias/empresários na área de infraestrutura. É conselheiro titular do CDES – Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social desde 2003, e também membro do Conselho Consultivo da FEBRABAN. Participou também de diversas entidades e instituições do setor de infraestrutura: APEOP – Associação Paulista de Empresários de Obras Públicas (Presidente – 6 anos); Câmara Brasileira da Indústria de Construção (Vice-Presidente); Fórum Nacional da Construção Pesada (Coordenador), CNDI, COINFRA, FNI e Comissão Brasil – Alemanha de Investimentos em Infraestrutura e Energia.

Conselheiro 25/04/2017

Ana Helena Godoy Pereira de Almeida Pires. Bacharel em administração de empresas pela Lubin School of Business da Pace University de Nova York, EUA. Especializada em Mercados Financeiros pela School of Continuing Education da New York University, foi gerente assistente do Citibank N.A. - Divisão de "Private Banking", tendo como responsabilidade a elaboração e implantação da Unidade de Atendimento ao Cliente.

Conselheiro 25/04/2017

Marcelo Tosto de Oliveira Carvalho. Administrador de empresas formado em administração de empresas pela Faculdade de Administração da Fundação Armando Alvares Penteado ("FAAP") em 1980. Desde 2000 atua como Diretor Administrativo e Financeiro das seguintes empresas: Empresa Amazonense de Transmissão de Energia S/A - EATE; Empresa Paraense de Transmissão de Energia S/A - ETEP; Empresa Norte de Transmissão de Energia S/A - ENTE; Empresa Regional de Transmissão de Energia S/A - ERTE; Empresa Catarinense de Transmissão de Energia S/A - ECTE; Empresa Brasileira de Transmissão de Energia S/A - EBTE; Sistema de Transmissão Catarinense S/A - STC; Companhia Transmissora de Energia Elétrica; Empresa Santos Dumont de Energia S/A - ESDE e da Empresa de Transmissão Serrana S/A - ETSE. Além disso, desde 2000 também atua no Conselho de Administração das seguintes empresas: Transmisión Eléctrica Charruá - Transchile; Sistema de Transmissão Nordeste S/A - STN; Companhia Transirapé de Transmissão - Transirapé; Companhia Transudeste de Transmissão - Transudeste; Companhia Transleste de Transmissão - Transleste; e Transmissoras Holding.

Suplente do Conselho de Administração 25/04/2017

Oswaldo Errerias Ortega. Formado em Ciências Econômicas e cursou o CEADE/ USP/ Eletrobrás. Possui 46 anos de experiência no setor elétrico. Tendo atuado na CPFL e na CESP no M.M.E e Comissão Nacional de Energia em Brasília e posteriormente na TBE no cargo de Diretor Administrativo e Conselheiro Administrativo financeiro da ECTE e Gerente Administrativo Financeiro das das empresas desse grupo até 31 de março de 2012. Exerceu o cargo de Gerente General (CEO) da Transchile com sede em Santiago - Chile. Atual Diretor das seguintes empresas Empresa de Transmissão do Espirito Santo S.A. - ETES, Empresa de Transmissão de Energia do Mato Grosso S.A. - ETEM, Empresa de Transmissão de Várzea Grande S.A. - ETVG e Transmissora Matogrossense de Energia S.A. - TME.

Conselheiro Independente 25/04/2017

Humberto Falcão Martins é graduado em Administração (UnB, 1986), Mestre em Administração Pública (EBAPE/FGV, 1995), Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Enap, 1996) e Doutor em Administração (EBAPE/FGV, 2003). Já ocupou posições executivas em empresas privadas e na administração pública, em especial no Ministério da Administração e Reforma do Estado e no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, onde foi Secretário de Gestão, delegado do Brasil no Comitê de Gestão Pública da OCDE e Presidente da Rede de Gestão Pública e Transparência do BID. Pertenceu à carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Lecionou durante 20 anos em instituições de ensino superior em cursos de graduação e pós graduação, em particular junto à Fundação Getulio Vargas. Atualmente, é professor da EBAPE, da Fundação Dom Cabral e de escolas de governo no Brasil e no exterior. É palestrante, autor de publicações e consultor junto a organismos internacionais em temas relacionados à gestão pública. É Diretor do Instituto Publix, onde tem, nos últimos 15 anos, desenvolvido metodologias inovadoras e colaborado em iniciativas protagônicas de transformação da gestão pública.

Conselheiro  25/04/2017
Silvani Alves Pereira cursou MBA em Gestão de Negócios na Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, concluído em 2005. Graduado em Administração – Faculdades Planalto, Brasília, DF, concluída em 2003. Extensão Universitária em Gestão Pública no Brasil - Universidade Federal de Santa Catarina concluída em 200. Extensão Universitária em Consultoria Empresarial - Universidade de Brasília – concluída em 2001. Foi funcionário da Caixa Econômica Federal desde 20/09/1982. Consultor da Presidência da Caixa Econômica Federal, função desempenha atualmente. Secretário de Políticas Públicas na Secretaria de Políticas Públicas de Emprego – SPPE, do Ministério do Trabalho; – agosto de 2013 a maio de 2015. Membro do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo dos Trabalhadores – CODEFAT – 2013 a 2015; Membro do Conselho do PIS-PASEP – 2013 a 2015; Assessor na Secretaria de Políticas Públicas de Emprego, do Ministério do Trabalho e Emprego - 2013; Secretário de Saúde no Município da Serra, ES – 2009 a 2012; Assessor Sênior na Empresa Gestora de Ativos – Emgea – Empresa Pública vinculada ao Ministério da Fazenda, de 01 de janeiro de 2007 a 31 dezembro de 2008; Secretário de Estado da Secretaria Estadual de Saúde, de 07 de junho de 2006 a 31 de dezembro de 2006; Secretário de Estado da Secretaria de Gestão Estratégica e da Modernização Administrativa do Estado de Sergipe, de 01 de janeiro a 06 de junho de 2006; Secretário de Estado na Secretaria Executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado de Sergipe de 02 de agosto de 2004 até 31 de dezembro de 2005; Membro do Conselho de Administração do Centro de Hemoterapia de Sergipe de junho a dezembro de 2006; Membro do Conselho Deliberativo da AGETIS – Agência de Tecnologia da Informação de Sergipe, de maio 2005 a dezembro de 2006; Membro do Conselho de Administração da Companhia Sergipana de Gás – SERGÁS, de abril de 2005 a dezembro de 2006; Membro do Conselho de Administração do Banco do Estado de Sergipe – BANESE desde dezembro de 2004 a março de 2007; Membro do Conselho de Reestruturação e Ajuste Fiscal do Estado de Sergipe – CRAFI-SE, de outubro de 2004 a dezembro de 2006; Liquidante da Companhia de Processamento de Dados de Sergipe S.A – PRODASE, de março de 2005 a abril de 2007; Diretor – Presidente da AGETIS – Agência de Tecnologia da Informação de Sergipe de outubro de 2004 a abril de 2005. Superintendente-Executivo na EMGEA – Empresa Gestora de Ativos, Vinculada ao Ministério da Fazenda, sediada em Brasília, de agosto de 2001 a julho de 2004; Superintendente de Negócios Institucional da Caixa no Estado do Espírito Santo, de janeiro de 2000 a agosto de 2001; Superintendente de Negócios Institucional da CAIXA no estado de Sergipe, nos anos de 1997, 1998 e 1999; Superintendente de Negócios da Caixa Econômica Federal, em Goiás, nos anos de 1995 e 1996; e Gerente Geral da Caixa por onze anos, função desempenhada em vários municípios goianos.
Conselheiro Independente 25/04/2017
Rogério Paulo Calderón Peres Administrador de empresas formado pela Fundação Getulio Vargas - SP e em Ciência Contábeis pela Fundação Paulo Eiró – SP. Cursos de Pós Graduação: E-Business Education Series - Darden Graduate School of Business Administration da University of Virginia; Summer Executive Business School, Estudos de Casos em Empresas de Consumo e Varejo - University of Western Ontario, Canadá; Estratégia e Organização Empresarial e Treinamento, Orientação de Pessoas, Liderança e Transformação - Princeton University - Center for Executive Development Faculty; Gerenciamento de Educação Continuada e Treinamentos Profissionais – PWC Arundel, Inglaterra; Finanças e Decisão de Investimentos - Análises e Métricas - Fundação Getulio Vargas-SP - Executive Business Development; "Making Corporate Boards More Effective", na Harvard Business School em novembro/2013. Experiência profissional: Atuou de 1981 a 2003, como sócio na PricewaterhouseCoopers, nas áreas de Auditoria, Consultoria e Tributária, e prestou serviço para Alpargatas, Bunge, Colgate, Danone, Johnson & Johnson, Klabin, Netlé, Rhodia, Santista Textil, Seara, Syngenta e Votorantim. Atuou de 2003 a 2005 nas empresas Fosfertil, Ultrafertil e Fertifos como membro do conselho de administração. Nas empresas Fundação Bunge, Bungeprev e Fosfertil foi Membro do Comitê de Auditoria. E na empresa Bunge Brasil e Fertifos atuou como diretor. Ainda nesse período foi Diretor Vice-Presidente de Administração e Finanças, na área legal, tributária e tecnologia da informação. Atuou de 2006 a Junho de 2007 no Grupo Bunge em que conduziu um projeto viabilizando a criação da Produzir Fomento Agrícola Comércio e Exportação S.A., uma joint venture entre a Bunge Ltd. e a E.I.DuPont, na qual atuou como Diretor Financeiro. Atuou de junho de 2007 a setembro de 2007 no Unibanco – União de Bancos Brasileiros S.A. como membro do Conselho Fiscal. Atuou de setembro de 2007 a outubro de 2009 como Diretor Executivo no Unibanco S.A. Entre 2007 e 2008 atuou como membro do Conselho Fiscal da Company S.A. (atual Brookfield S.A.). Atuou de 2009 a 2014 no Itaú Unibanco S.A. como diretor. Atuou de 2009 a 2014 no Itaú Unibanco Holding S.A. como diretor. Atuou de 2013 a 2014 na Tecnisa S.A. como membro do Conselho de Administração. Atuou de 2014 a 2016 no Grupo HSBC, como Diretor Financeiro e como membro do HSBC Finance Management Board e do HSBC Latin America Managerial Committee. O Sr. Rogério Paulo Calderón Peres enquadra-se como Conselheiro Independente, nos termos do artigo 2.1 do Regulamento do Nível 2 de Governança Corporativa da BM&FBOVESPA.

Os diretores da Alupar Investimento S.A. são os representantes legais e responsáveis pela administração executiva diária da Companhia. Executam a política, as diretrizes e as atividades relacionadas ao objeto social da Companhia, empregando os meios para que as deliberações e diretrizes fixadas pelo Conselho de Administração sejam observadas.

De acordo com o Estatuto Social da Companhia, sua diretoria deve ser composta por até seis membros que são eleitos pelo Conselho de Administração para um mandato unificado de dois anos, sendo permitida a reeleição. O Conselho de Administração pode destituir qualquer diretor antes do término de seu mandato. Qualquer que seja a data de eleição, os respectivos mandatos terminarão na data da assembleia geral que examinará as contas relativas ao último exercício de suas gestões.

Atualmente, a Diretoria é composta pelo: (i) Diretor-Presidente; (ii) Diretor Vice-Presidente e Administrativo-Financeiro; (iii) Diretor Comercial e Técnico; e (iv) Diretor de Relações com Investidores.

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, cada membro da diretoria deve residir no país e pode ser acionista ou não. Além disso, no máximo, um terço dos cargos do Conselho de Administração pode ser preenchido por membros da diretoria.

Nome Cargo Data de eleição
Diretor Presidente 15/05/2017

Paulo Roberto de Godoy Pereira., Bacharel em administração de empresas pela Universidade Mackenzie. Desde 2006 é Presidente da Alupar. Foi também entre 2004 e 2014 Presidente da ABDIB – Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústrias de Base, composta pelas maiores companhias/empresários na área de infraestrutura. É conselheiro titular do CDES – Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social desde 2003, e também membro do Conselho Consultivo da FEBRABAN. Participou também de diversas entidades e instituições do setor de infraestrutura: APEOP – Associação Paulista de Empresários de Obras Públicas (Presidente – 6 anos); Câmara Brasileira da Indústria de Construção (Vice-Presidente); Fórum Nacional da Construção Pesada (Coordenador), CNDI, COINFRA, FNI e Comissão Brasil – Alemanha de Investimentos em Infraestrutura e Energia.

Diretor Vice-Presidente, Diretor Administrativo-Financeiro e de Relações com Investidores 15/05/2017

José Luiz de Godoy Pereira. Bacharel em engenharia civil pela Universidade Mackenzie. Possui mais de 17 anos de experiência no setor de construção, infraestrutura e energia. Atuou na área de engenharia da Cia. Técnica, com atuação nas áreas de prestação de serviços de engenharia e TV a cabo. Ocupa o cargo de diretor Vice-Presidente e diretor administrativo financeiro na Alupar desde 11 de julho de 2007, tendo também ocupado o cargo de diretor de relações com investidores entre 25 de setembro de 2007 e 07 de novembro de 2011. Em 20 de maio de 2014 assumiu o cargo de Diretor de Relações com Investidores.

Diretor Comercial e Diretor Técnico 15/05/2017

Ênio Luigi Nucci. Bacharel em Engenharia Elétrica pela Universidade de Mogi das Cruzes. Possui mais de vinte e cinco anos de experiência no setor de infraestrutura e energia, tendo atuado na administração executiva Schahin Engenharia, Eletromontagens Engenharia e Cia.Técnica. É diretor comercial e técnico da Alupar desde 2006.

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o Conselho Fiscal é um órgão independente da administração e da auditoria externa da Companhia. A responsabilidade principal do Conselho Fiscal é fiscalizar os atos dos administradores e analisar as demonstrações financeiras, relatando suas observações aos acionistas.

O Conselho Fiscal da Alupar é de caráter não permanente, podendo ser instalado em qualquer exercício social caso haja requisição por parte dos acionistas da Companhia. Atualmente, a Companhia não possui um Conselho Fiscal instalado.