Alupar vence leilão do lote D da Aneel (Portuguese Only)

Posted in: 06/27/2008

Alupar vence leilão do lote D da Aneel

Na última sexta-feira, 27 de junho, a Alupar, holding que atua na área de geração e transmissão de energia, através do consórcio TBE Centro-Oeste, ganhou o leilão da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para o lote D, no Mato Grosso, passando pelos municípios de Juína, Brasnorte, Sapezal, Nova Mutum, Sorriso, Sinop, Tangará da Serra, Campo Novo dos Parecis, Lucas do Rio Verde e Vera.

O consórcio TBE Centro-Oeste, formado pela EATE (51%), empresa controlada pelo grupo Alupar, e pela Cemig (49%), venceu o consórcio formado pela Neoenergia e pela Odebrecht, aplicando um deságio de 29,5%. Isso significa uma Receita Anual Permitida (RAP) de R$ 25,95 milhões.

O lote D, com aproximadamente 775 quilômetros de extensão e tensão de 230 kV tem previsão de construção de duas subestações, uma em Juína, outra em Parecis, que entrarão em operação em 2010. Além de ser um dos maiores lotes do leilão, também não apresenta riscos ambientais de outros lotes com extensão semelhante. Com esse leilão, a Alupar soma aproximadamente 4.400 quilômetros de transmissão de energia.

Esse empreendimento gerará 2.700 empregos diretos e possibilitará o escoamento de energia elétrica dos diversos projetos de geração que se implantarão no estado do Mato Grosso. Desses projetos, 1.120 MW estão previstos para os próximos dois anos e contribuirão com o desenvolvimento do estado e para o aumento da capacidade nacional de geração de energia elétrica.